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Pilates para gestantes

No segundo trimestre da gestação, as alterações musculoesqueléticas da mulher ficam mais evidentes, ressaltando algumas características bem específicas:

Hiperlordose lombar
Rotação interna de ombros
Rotação lateral do fêmur
Hiperextensão dos joelhos
Fraqueza da musculatura dorsal
Fraqueza e estiramento da musculatura abdominal
Encurtamento de musculatura lombar e flexora de quadril
Mudança no centro de gravidade

Levando isso em consideração, a prática do pilates é importante e se enquadra como forma de atividade física controlada nesses casos, pois respeita a individualidade e capacidade física de cada gestante, seja ela sedentária antes da gravidez ou não.

Benefícios do pilates durante a gestação:
  • Melhora do condicionamento físico
  • Controle do peso
  • Fortalecimento muscular global (ênfase na musculatura abdominal, facilitando o trabalho de parto)
  • Melhora da musculatura de assoalho pélvico (relacionado com a incontinência urinária)
  • Fortalecimento de membros superiores
  • Trabalho da respiração
  • Mobilização da coluna, que sofreu alterações posturais, causando dores
  • Fortalecimento de membros inferiores, melhorando a circulação
  • Melhora do humor
  • Melhora do sono

Antes de iniciar o pilates, consulte seu médico para saber sobre a evolução da sua gravidez, para que você possa iniciar suas atividades com segurança. A indicação médica se faz necessária em determinados casos.

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